Pesquisar este blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Certificação PMP: Um diferencial de mercado para profissionais e empresas

A importância de uma certificação na área de gerenciamento de projetos é uma discussão freqüente entre profissionais do setor. Além de melhorar a empregabilidade, a certificação funciona como uma comprovação de que o profissional tem habilidades técnicas para atuar como gerente de projetos.
Entre as certificações existentes, destaca-se o Project Management Professional – PMP, considerada a quarta mais importante certificação profissional do mundo. Desde 1984, o Project Management Institute - PMI mantém um rigoroso programa de certificação PMP. O objetivo do programa é desenvolver a profissão de gerente de projetos e reconhecer os profissionais qualificados na área de gerenciamento de projetos. No âmbito do gerenciamento de projetos, a certificação PMP é a credencial internacional com maior reconhecimento no mercado.  

Certamente a certificação PMP não é garantia de emprego para os candidatos, muito menos garantia de sucesso para os empregadores. No entanto, ao primeiro grupo, podemos afirmar que a certificação é, no mínimo, um critério de desempate entre candidatos com experiências semelhantes, e ao segundo grupo, podemos afirmar que um profissional certificado comprovou, ao menos em tese, milhares de horas de experiência, além de ter certamente dedicado boa parte de seu tempo ao estudo de gerenciamento de projetos.

É importante reconhecer que o mercado vem valorizando cada vez mais esta certificação, que atesta, entre outras coisas, a experiência do profissional em projetos, uma vez que para se tornar elegível a realizar o exame, o profissional deve comprovar 3600 horas de experiência, caso seja graduado em nível superior, ou 4500 em caso de técnicos e graduados no 2º grau.

No caso específico da área de TI, um dos segmentos que mais investem na metodologia de projetos, já não bastam mais as certificações técnicas, normalmente vinculadas a fornecedores específicos. Hoje, mais do que nunca, é importante que as organizações disponham também de colaboradores capazes de se orientar as equipes técnicas, de modo que os resultados dos projetos sejam melhores para a empresa e para os clientes. Para as empresas, a certificação PMP significa mais que profissionais capacitados. Tornou-se pré-requisito para um cenário altamente competitivo, muitas vezes exigido em licitações e concorrências, como uma maneira de comprovar o comprometimento de fornecedores com as boas práticas do gerenciamento de projetos.

Empresas que possuem profissionais PMP em seu quadro, dispõe de um forte diferencial no mercado. Com a concorrência cada vez mais acirrada e margens cada vez mais achatadas, ter profissionais que possam garantir o desempenho dos projetos dentro do planejamento (prazos, custos e qualidade), proporciona às empresas a possibilidade de redução de seu custo (conseqüentemente o aumento das margens de lucro), além de possibilitar a redução de preço de venda de seus produtos, proporcionando assim um diferencial importante em relação aos seus concorrentes.

Se você está pensando em investir na sua certificação, saiba que apenas a certificação não será garantia de emprego fácil: a experiência e a formação ainda são os pontos mais relevantes durante um processo de seleção, entretanto, a certificação certamente o credenciará a vagas diferenciadas, onde esse título é pré-requisito para a candidatura.

Se você já está empregado, e procura por uma recolocação ou uma promoção, vale a dica: aplique as práticas aprendidas durante o processo de certificação no seu dia-a-dia antes de partir para o mercado. Dessa forma vocês estará mais seguro e mais confiante no seu desempenho, afinal, nada substitui a prática e a experiência.

Outra dica importante: atingir essa certificação é uma questão de esforço pessoal, dedicação e estudo. Fique atento ao conteúdo oferecido pelos cursos, procure materiais adicionais e não pense que ler o PMBOK será suficiente para passar na prova... O PMI exige mais do que o conhecimento dos procedimentos descritos no guia. A prova o coloca em situações de problemas reais, para que você possa dar a melhor solução dentro das alternativas apresentadas. Por isso, invista seu tempo em simulados, para entender o “modo PMI de pensar”.

Se você já pratica o gerenciamento de projetos, cuidado com os vícios da profissão: nem sempre a nossa maneira de pensar e agir em determinadas situações é a melhor, considerando o ponto de vista do PMI.

Como ultima dica antes de me despedir fica um relato: passar não é impossível, longe disso, estudando e se dedicando, a recompensa virá antes do que você espera!

Saúde e sucesso!

Rodrigo Ramos, PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário