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quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

20 erros comuns de gerentes de projetos - Continuação

11. Ignorar problemas

Ignorar os problemas é semelhante ao erro anterior de não querer pedir ajuda. No entanto, ignorar um problema também pode significar que o gerente do projeto pode resolver o problema, mas se recusa a resolve-lo logo ele toma forma.

Os problemas não desaparecem. Em vez disso, elas aumentam de tamanho, as possibilidades de uma solução diminuem, e os riscos podem aumentar significativamente. Saber da existência de um problema e não trata-lo, pode ser visto como incompetência do gerente de projetos pelo patrocinador, podendo inclusive culminar com a sua demissão.

12. Acreditar em milagres e salvadores

Talvez a razão mais comum para não pedir ajuda ou ignorar um problema é que o gerente do projeto está à procura de um salvador ou de um milagre para resolver o problema. Ainda que os milagres possam ocorrer, (um avanço tecnológico repentino, por exemplo) as chances de isso acontecer são muito, muito baixas.

Os gerentes de projeto precisam desenvolver, no início do projeto, uma estratégia para lidar com problemas. A esperança não é uma estratégia, muito pelo contrário, é uma visão míope de como evitar um problema.

13. Fazer promessas de recompensas

Gerentes de projeto inexperientes, muitas vezes fazem promessas de recompensas, mesmo sabendo que eles podem não ter praticamente nenhuma responsabilidade para a administração de salários. No entanto, acreditam que esta é uma forma eficaz de motivar a equipe. Os gerentes de projeto não podem fazer promessas de promoção, horas extras, bônus de atribuições de trabalho, futuro e de outras questões desse tipo, mas ainda assim insistem em fazê-lo.

Membros da equipe com mais experiência sabem o quê os gerentes de projeto podem e não pode prometer ou cumprir. O resultado é uma equipa com baixo moral, que tem pouca fé no gerente de projeto e não confia nele. Os membros da equipe também podem evitar a trabalhar para o gerente do projeto no futuro, sabendo de suas falsas promessas.

14. Não enxergar as dependências entre projetos

Gerentes de projeto inexperientes muitas vezes ficam tão encantados com os seus projetos, que não conseguem ver mais nada ao seu redor. O resultado é que eles acabam tomando decisões para o que interessam apenas ao seu projeto, ainda que essa decisão não seja de interesse da sociedade como um todo.

Os gerentes de projeto devem estar dispostos a tomar decisões de negócio/empresa, não apenas decisões de projeto, e isso requer a compreensão das dependências entre os projetos e os negócios em curso dentro da organização. Se o projeto tiver uma prioridade muito baixa em comparação com outros projetos, lutar para ter os melhores recursos da empresa pode não ser uma boa decisão se pensarmos do ponto de vista da organização.

15. Não informar ao cliente que ele está errado

Acreditar que o cliente sempre tem razão não é necessariamente correto em gerenciamento de projetos. Embora os gerentes de projetos queiram agradar os clientes, eles devem estar dispostos a dizer: "Sua decisão ou idéia está errada". Isto é particularmente aplicável quando os clientes pedem alterações de escopo, ou simplesmente querem mudar a direção do projeto, sem entender as ramificações e impactos dessa decisão. Há algumas pessoas do meio que acreditam que a palavra mais importante no vocabulário do gerente de projeto é "não".

16. Querer mostrar a todos “quem é o chefe”

Alguns gerentes de projeto se vêem como o "presidente" do projeto. Enquanto isso não é de todo ruim, os gerentes de projeto precisam perceber que isto é só no título que recebem, e às vezes pode vir com pouca autoridade real. O gerenciamento de projetos é freqüentemente descrito como a liderança sem autoridade.

Os gerentes de projeto que tentam mostrar que eles são “os caras” podem provocar os membros da equipe, principalmente aqueles que realmente entendem de gestão de projetos. Às vezes, os membros da equipe irão deixar que o gerente do projeto acredite que ele está no comando e, em seguida, usá-lo como responsável para todas e quaisquer decisões sobre o projeto, sabendo que o GP pode fazer a decisão errada.

17. Não conhecer bem a sua equipe

Pessoas que trabalham em equipes de projeto, principalmente nas organizações matriciais, sabem que têm uma “casa” em sua área funcional, depois que o projeto terminar. Os gerentes de projeto também sabem disso, e podem, portanto, cometerem o erro de achar que é desnecessário conhecer bem a equipe, uma vez que não terão interação com a equipe após o término do projeto.

O gerenciamento de projetos é um esforço de equipe. Se o GP não conhecer a equipe, alguns membros podem não se sentir parte da equipe. Conhecer a a equipe pode promover uma melhor comunicação, melhorar o trabalho, a cooperação e a confiança. Se acha que isto não é importante, tenta gerir um "projeto problemático" e ver o que acontece se não conhecer bem a sua equipe.

18. Não isolar a equipe dos problemas externos e da política

Fatores ambientais da empresa, especialmente a política, não deveriam afetar o desempenho da equipe no dia-a-dia. O gerente do projeto e o patrocinador do projeto devem isolar a equipe da política e outros fatores.

A política pode fazer os membros da equipe a perderem o senso de direção sobre o projeto, comprometendo seu desempenho. Além disso, os membros da equipe que não são “antenados” politicamente podem se envolver em problemas em que eles têm um conhecimento limitado, podendo piorar a situação.

19. Não dizer "Não"

A palavra "não" poderia muito bem ser a palavra mais importante no vocabulário do gerente de projeto. Isso vale para as relações com o cliente e com a equipe. Após o projeto ser autorizado, os clientes muitas vezes tentam forçar o GP a aceitar mudanças de escopo sem custo, sob o pretexto de mantê-lo “feliz”. Isso pode levar a conseqüências desastrosas para o projeto.

Outra momento oportuno para dizer “não” é quando os membros da equipe reclamam que estão sobrecarregados e tentam transferir parte do seu trabalho para o GP. Embora seja verdade que os gerentes de projeto são os gestores e executores, os gerentes de projeto devem conhecer suas próprias limitações e lembrar de se aterem às suas responsabilidades como gestores.

20. Escolher o “campo de batalha” correto

Para ser bom em fazer a guerra, é preciso saber quando atacar, quando a defender, e quando se retirar, para lutar novamente em uma melhor posição.Ggerentes de projeto inexperientes tendem a falhar em perceber quando lutar e quando desistir. Em vez disso, eles muitas vezes travam batalhas que deveriam ser lutadas por outros, ou até mesmo aquelas que não deveriam nem ser iniciadas. Os gerentes de projeto precisam saber qual jogo é bom para eles.

Bem, obviamente, esta lista não contém todos os erros possíveis e imagináveis. No entanto, ela fornece algumas orientações sobre os tipos de problemas que os gerentes de projeto normalmente devem enfrentar. Saber reconhecer essas situações e tratá-las adequadamente pode economizar um bom tempo e dinheiro.

Saúde e sucesso!

Rodrigo

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