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quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Bem vindos!

Olá pessoal!
Como meu primeiro post, acho que vale uma apresentação:
Nome: Rodrigo Ramos
Profissão: Gerente de Projetos

Decidi investir uma parte do meu tempo em um blog sobre essa profissão por achar que ainda existe muito pouco material sobre o tema. Muito se fala em PMI, muito se fala em Project e Primavera, mas não se acha quase nada sobre todas as outras ferramentas e conhecimentos que precisamos para levar a vida de gerentes de projetos.
Vejo muitos aspirantes a GPs com uma visão um tanto distorcida sobre o que é essa profissão (agora legalmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho), imaginando que o nome GERENTE na frente do seu cargo automaticamente significa poder e status
Durante os quase 8 anos que participei de equipes de projetos, tive GPs de diversos perfis. Aqueles que olhavam para o $$$, aqueles que olhavam para o relógio e aqueles que não estavam nem aí com o projeto em si, se preocupavam apenas em "deixar o cliente feliz"...
De todos eles retirei lições valiosas. De como ser e como não ser um bom GP. Acredito que nós estamos sempre aprendendo alguma coisa na vida, e que a busca pelo aprimoramento não pode parar nunca. Mas a lição mais valiosa que aprendi com um gerente que tive foi a de que a função de GP é ser recurso do projeto.
"Rodrigo, como assim??? Eu sou o gerente, não um recurso. Os outros é que tem que me obedecer!!! "
E aí está o primeiro engano dos aspirantes a GP... Pensar que são os "chefes" do projeto, quando de fato, precisam ser recursos facilitadores.
Na minha modesta opinião, a principal função do GP (assim como de qualquer outro gerente funcional) é prover para a equipe de trabalho todas as condições que eles precisam para produzir o trabalho do projeto (ou do departamento).
Isso inclui uma lista interminável de coisas, como:
  1. Proteger a equipe de influências negativas externas;
  2. Garantir a disponibilidade de recursos (não só computadores, mas também café, água, banheiro);
  3. Servir à equipe - no mais amplo sentido da palavra.
O bom GP consegue que sua equipe realize coisas que, sem a sua presença, não realizaria. Isso não está no PMBOK, muito menos no help do MS Project (existe help no Project????)... Essas coisas normalmente se aprendem com a vida... E tem nome: liderança.
Liderar não é chefiar...
  • O chefe ordena - O lider convence.
  • O chefe pune - O lider ensina.
  • O chefe aponta culpados - O lider aponta os resultados
  • O chefe critica você - O lider critica suas idéias
Durante os posts vou tentar dar algumas dicas para evitarmos as armadilhas da vida cotidiana do Gerente de Projetos. Nossa vida não é glamurosa. Não somos gerentes de fato, somos apenas um membro de uma equipe.
Lembre-se sempre da sua equipe. Você e o projeto dependem dela, portanto, ela é o seu bem mais valioso! Reconheça os ganhos, minimize as derrotas, seja um bom líder para a equipe e as suas chances de ser bem sucedido nos seus projetos será multiplicada.
Sucesso e saúde!
Rodrigo

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