Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A empregabilidade do Gerente de Projetos

Olá pessoal, tudo bem?
No meu último post prometi falar um pouco sobre a empregabilidade do gerente de projetos. Não consegui retornar a este tema até hoje, pois estava iniciando uma nova jornada, em uma nova empresa. Este post é um complemento de um post antigo sobre a característica temporária deste profissional. (Link para este post: http://mundopmp.blogspot.com.br/2011/11/o-gerente-de-projetos-um-profissional.html).

Não pretendo fazer um tratado sobre empregabilidade, apenas relatar fatos que ocorreram comigo nos últimos anos, além de alguns relatos de colegas de profissão.

Quando decidi dar um rumo diferente para a minha carreira, deixando de ser um engenheiro para me tornar gerente de projetos, fiz o que todos deveriam fazer antes de escolher uma profissão. Eu estava escolhendo a minha pela segunda vez, então pensei em uma estratégia para isso: classificados! A minha estratégia consistiu em analisar o que eu poderia oferecer com a minha formação e experiência profissional, e com isso avaliei quais eram as profissões nas quais meu perfil se enquadrava, e, de posse disso, passei a estudar anúncios da seção de empregos dos jornais e sites especializados. Logo percebi que havia uma ligação forte entre o meu histórico profissional e a função de gerente de projetos, e o melhor, o mercado estava precisando (e muito!) deste tipo de profissional.

Isso aconteceu há quase 8 anos atrás. Muita coisa mudou. A profissão ganhou reconhecimento e os profissionais passaram a ser assediados pelas empresas, pois estas logo perceberam que ter um profissional especialista na gestão de projetos poderia aumentar significativamente a chance de sucesso nas suas empreitadas.

E com isso o mercado mudou. Hoje em algumas áreas como TI, Engenharia, Automação de processos, Telecom, Civil entre outras, não se executa um projeto sem que haja ao menos um profissional em gestão de projetos. Isso faz com que a mobilidade desses profissionais seja enorme, trazendo consigo uma certa "guerra mercadológica" pelos melhores profissionais, mas é claro que sempre sobram vagas para aqueles que estão começando a carreira!

Se você está pensando em entrar nessa, reforço uma dica antiga: certificações são muito importantes, mas elas não garantem seu ingresso nesse mercado. Ter experiência técnica é um grande diferencial para poder começar nesta área sem grandes sustos. Cursos de especialização na área também são importantes. E é claro, acumule experiência. Só ela trará o conjunto de habilidades necessárias para ser bem sucedido nessa carreira.

Se você já está nessa há algum tempo, aproveite a boa fase que estamos vivendo e vá à luta! Existem muitas vagas esperando por profissionais preparados e dispostos a encarar a luta diária da carreira de gestão de projetos!

Saúde e sucesso!

Rodrigo Ramos, PMP