Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de junho de 2011

PMI: Reportando PDUs – Mantenha sua certificação PMP!


Você estudou, treinou, ralou e finalmente conseguiu se tornar um PMP. Parabéns pelo seu esforço e pela dedicação que realmente foram necessários para esta conquista!

Ao contrário de muitas certificações de mercado, onde basta passar na prova para estar certificado pelo resto da vida, o PMI exige que os profissionais que possuem suas certificações participem de um programa de reciclagem e aprimoramento profissional.

Para manter sua certificação é necessário cumprir um plano de desenvolvimento profissional, monitorado pelo PMI, através do report de PDUs, ou Professional Development Units. O processo de reporte de PDUs é feito pelo site do PMI (www.pmi.org).

Para garantir sua certificação o PMI exige que cada profissional certificado reporte ao menos 60 PDUs durante o período de 3 anos o qual a certificação é válida.

O processo foi atualizado em 1º de Março de 2011, de modo a simplificar a vida dos certificados. Entre as mudanças que ocorreram podemos destacar:

•    A estrutura de classificação das PDUs foi reduzida de 18 categorias para apenas 6;
•    Todas as categorias obedecem a regra de 1 hora de estudo = 1 PDU;
•    As categorias foram expandidas para abrigar os avanços da WEB 2.0 (Ambientes de colaboração);
•    Foram criados limites para determinadas categorias, obrigando os certificados a buscarem a educação continuada em gerenciamento de projetos para manterem sua credencial.


As categorias de PDUs são divididas basicamente em Educacional e Aprimoramento Profissional. Cada categoria possui 3 classes, conforme a tabela abaixo:





No novo padrão de reporte, as PDUs referentes ao Aprimoramento Profissional (D, E e F) foram limitadas a 45 PDUs por ciclo de 3 anos, sendo que a categoria F. possui limite de 15 PDUs.
A categoria C. Auto-estudo também possui limite de 30 PDUs por ciclo. As demais categorias educacionais não possuem limites de reporte.

Esta proposta visa manter os profissionais atualizados com as novidades da área de gerenciamento de projetos, sendo assim, estudar (em sala de aula) é obrigatório para manter-se certificado.

O processo de report no site do PMI é bastante simples. Ao clicar em Report PDUs, você será direcionado ao site específico para entrar com os dados referentes à sua solicitação de PDUs.




O processo é autoexplicativo, mas prepare-se: será necessário digitar um grande número de informações para cada reporte, tais como: nome do projeto, duração do projeto, áreas de conhecimento envolvidas, nome da instituição de ensino, datas de realização de cursos, duração de cursos, etc.
Abaixo segue a tabela extraída diretamente do site do PMI, onde constam os limites para cada categoria de PDUs disponível no site do PMI para acesso público.

Limites de PDUs por categoria
É importante ressaltar: A manutenção da sua certificação depende do reporte de PDUs. Se você não cumprir o estabelecido pelo PMI (60 PDUs a cada 3 anos), você perderá sua certificação. Não existe segunda chance nesse caso, se acontecer, todo o processo de certificação deverá ser iniciado novamente a partir do zero. É claro que ninguém quer que isso aconteça, por isso, com esse post espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre o processo de report de PDUs, e também sobre a manutenção da sua credencial PMP.

Saúde e sucesso!

Rodrigo Ramos, PMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário